Como registrar seu Pet no Cartório

0
234

O animal de estimação já é considerado um membro da família, mas agora você pode oficializar, registrando seu animal em cartório. Quer saber como registrar seu Pet no Cartório? Então confira!

Foi disponibilizado um novo recurso nos cartórios de títulos e documentos, onde as pessoas podem registrar seus animais de estimação e solicitar uma certidão de nascimento, com nome, sobrenome da família e até foto.

O registro pode ser feito para qualquer tipo de animal, até mesmo os exóticos. Nele irá conter a raça, o porte do animal, a cor, características específicas que facilitam a identificação, pedigree e os dados do tutor.

O objetivo do registro é juntar o máximo de informações possíveis para facilitar a procura caso o animal se perca ou seja roubado. A certidão também pode auxiliar nas disputas de guarda e no transporte em voos internacionais.

Confira o passo a passo de como registrar seu Pet no Cartório

O Identipet pode ser feito em vários cartórios do Brasil de forma simples, rápida e fácil, assim como é feito o registro de pessoas. A certidão de nascimento do pet fica pronta em 15 minutos e o valor pode variar de acordo com o cartório.

Veja o eu você precisa para registrar seu Pet no Cartório:

1 – Prepare os documentos

Para o registro você irá precisar dos seus documentos pessoas como RG, CPF e comprovante de residência. Do animal você pode levar as informações e o certificado de pedrigree, caso ele possua.

Basicamente as informações são a espécie, raça, sexo, pelagem, data de nascimento e o cartão de vacina contendo as datas de vacinação (se tiver).

2 – Vá até o cartório

Com os documentos em mãos, vá até o cartório que realiza esse tipo de registro. Não são todos que aderiram ao processo, por isso é importante se informar antes.

3 – Solicite o registro

Quando chegar ao cartório solicite o registro de identidade do pet e realize o processo. Você já sai de lá com o registro em mãos. Se quiser pode levar o seu pet com você.

Pronto! Com esses 3 passos você consegue registrar seu Pet no Cartório e ele já estará mais protegido.

Quais cartórios fazem o registro de Pets?

Como este serviço é facultativo, não são todos os cartórios de títulos e documentos do Brasil que o oferecem. Por isso, confira o endereço de alguns dos cartórios que já estão fazendo o registro.

  • Rio de Janeiro – RJ

O 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos está localizado Rua do Carmo, nº 57, edifício das Finanças, centro.

  • Goiânia – GO

O Cartório 1º protesto está localizado na Rua 9, nº 1111, Setor oeste.

  • Balneário Camboriú – SC

O Ofício de Registros Civis está localizado na Rua 1926, nº 1400

  • Itajaí – SC

O Ofício de registro civis está localizado na Rua olímpio Miranda Junior, nº 122, centro

  • Navegantes – SC

O Ofício de registro civis está localizado na Avenida Santos Dumont, nº 492, centro

  • Boa vista – RR

O 1º ofício de notas, protesto e registro de Boa Vista está localizado na Avenida Ville Roy, nº 5636, centro.

Além desses existem muitos outros cartórios que já estão fazendo o registro de seus animais de estimação. Caso você preferir é possível fazer o registro pela internet, acessando o site do cartório online.

Foi possível aprender como registrar seu Pet no Cartório. Gostou? Não deixe de compartilhar com seus amigos.

Fontes utilizadas

https://g1.globo.com/goias/noticia/donos-ja-podem-registrar-animais-de-estimacao-em-cartorio-de-goiania.ghtml

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2017/08/20/interna_revista_correio,618566/donos-de-animais-domesticos-podem-registrar-os-pets-em-cartorio.shtml