InicioMascotas7 Razões para adotar um cão

7 Razões para adotar um cão

A maioria das pessoas sabem que existem diversas razões para adotar um cão ao invés de comprar, principalmente pelo fato de se encontrar com facilidade milhares de cachorros abandonados pelo mundo todo, especialmente os cães que já são adultos.

LINKS PATROCINADOS

Assim, é muito comum que aqueles que pensam em adotar um animal de estimação, principalmente um cão, sempre optam pelos filhotes, o que é compreensível por eles serem dóceis e amáveis.

Porém, é interessante pensar um pouco sobre considerar as vantagens de adotar um cão já adulto ou que more na rua, podendo ser uma ótima opção dependendo das circunstâncias.

Saiba mais sobre as 7 razões para adotar um cão

Existem diversas razões para adotar um cão, mas a principal delas é o companheirismo que eles possuem conosco a vida toda. Assim, pode-se dizer que a fidelidade dos cães é única e o seu carinho acaba compensando todos os gastos para mantê-los bem tratados e saudáveis.

É possível notar diversos benefícios e vantagens de ter um cão que são bastante conhecidas, porém é sempre preciso também pensar na grande responsabilidade que é preciso ter em troca desse enorme carinho que ele proporciona.

LINKS PATROCINADOS

Dessa forma, seja comprando ou adotando um cão, a responsabilidade e comprometimento com o bem-estar e a saúde deles são as mesmas e, por isso, quando paramos para pensar, existem boas razões para se adotar um cão ao invés de compra-lo. E pode ter certeza que opções de adoção é o que não faltam.

Por que adotar um cão ao invés de comprar?

Infelizmente em qualquer lugar que a gente vá, sempre encontramos um cão abandonado pelas ruas e que estão em busca de atenção, comida e carinho, que mesmo qual seja o motivo de ter sido abandonado, hoje se encontram tristes e sozinhos.

Em relação ao Brasil, existem milhares de cães abandonados pelas ruas, e muitos outros ainda em abrigos só na espera de um lar. Porém, o mais triste disso tudo é que são poucas as pessoas que realmente estão dispostas em adotá-los.

Portanto, se você está desejando adotar um cão, mas ainda está na dúvida, confira abaixo algumas razões bastante interessantes para que você tome essa atitude.

  • Uma das principais vantagens de adotar um cão abandonado é a sua variedade, pois eles são de diversas raças em um só, e com isso, é possível encontra-lo de diversos tamanhos, formas, cores e pelagens, os tornando muito bonitos e com uma aparência somente dele.
  • Quando você adota um cão você também está ajudando um outro ser vivo e fazendo algo de bom para o mundo, pois você está salvando a vida deste animal dando-lhe lar, carinho, comida e muito afeto.

Além disso, quando você realiza a adoção de um abrigo, você garante a oportunidade para que um novo cão abandonado fique nas ruas e possa ter a chance de morar neste abrigo e também ser adotado, sendo uma espécie de reciclagem ambiental que ajuda a não ter tantos cães abandonados.

  • Se você está pensando em ter um cão, é necessário ter conhecimento de que é uma responsabilidade para o resto da vida, e que juntamente com o cão você terá outras despesas no seu orçamento.

Assim, se você pensa em ter um cão de raça é preciso que você prepare o seu bolso para gastar muito, pois algumas raças são extremamente caras.

            No entanto, uma boa razão para ter um cão é realizando adoção, onde você não terá gasto algum com a compra, mas somente com as despesas.

Você terá então somente que se preocupar com a alimentação e dependendo da idade do cão, ou seja, caso ele ainda seja filhote, você deve se preocupar com as vacinas.

  • Outra grande razão para não comprar filhotes é em relação a procedência dos cães, onde muitas vezes são desconhecidas. Atualmente, muitos criadores acabam cruzando seus filhotes com bastante frequência, e com isso, as fêmeas costumam engravidar em todos os cios para gerar mais lucro para o criador.

No entanto, isso não é algo bom para os filhotes em relação a saúde, e muito dificilmente os donos de pet shops informam sobre a procedência dos filhotes que estão à venda.

  • Com a adoção de um cão você evita ainda os desvios de comportamento, pois alguns criadores sem experiência acabam cruzando os cães que apresentam certas mutações genéticas entre si, o que resulta nos desvios de comportamento que não pertencem a raça.
  • Uma das principais razões para se ter cão em casa é o fato dele fazer muito bem tanto para os adultos como para as crianças, e dessa forma, você também pode contribuir adotando um cão abandonado, o qual também necessita de atenção e carinho.

Normalmente, os cães são capazes de ensinar diversas crianças a respeitarem alguns limites, respeitá-los e a respeitar o próximo. Sendo assim, com essa enorme vantagem que ele proporciona para as crianças, porque não adotar um cão abandonado?

  • Uma última razão para você adotar um cão é o fato de não beneficiar o comércio de animais. Geralmente, a adoção de um animal apresenta um baixo custo inicial, implicando somente no pagamento de uma pequena taxa de adoção que é revertida para o abrigo.

Dessa forma, você acaba não incentivando o comércio de cães, o que normalmente é muito cruel, pois na maioria das vezes, eles são criados por instalações de reprodução para a comercialização.

Portanto, se você deseja ter um cachorro em casa e está pensando em comprar, pensa primeiramente e analisa as razões para adotar um cão, pois não se trata somente de salvar uma vida, mas também de ter a chance de vivenciar experiências que podem ser maravilhosas para a sua vida.

Você gostou de saber sobre as informações relevantes sobre as 7 razões para adotar um cão? Então fique aí e veja no próximo artigo tudo sobre “Como registrar seu Pet no cartório”.

FONTES UTILIZADAS

https://www.petlove.com.br/dicas/5-motivos-para-voce-adotar-um-vira-lata

https://meusanimais.com.br/razoes-adotar-um-cao-adulto/

https://vidanimal.com.br/24-razoes-para-adotar-um-cachorro/

Artículos relacionados

PUBLICACIONES RECIENTES