Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar correto

0
267

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo? Essa é uma pergunta que todos se fazem, e nem sempre encontram a resposta.

Chegamos em casa após um dia longo de serviço e lá está uma poça de xixi, bem no pé daquela mesa que acabamos de comprar. Não demora muito e começa aquela gritaria com o pequeno pet que parece achar graça de tudo.

Nos descabelamos, procuramos ensiná-los a fazer xixi no lugar certo e no dia seguinte é a mesma situação. Cansados, enfim desistimos achando que não é possível ensinar esses pequenos terríveis animaizinhos.

No entanto, apesar de parecer impossível, saiba que há uma maneira de fazê-los urinar no lugar certo. Na maioria dos casos, os animaizinhos acabam fazendo isso para chamar a atenção, mas é importante se atentar.

Afinal, também pode acontecer deles terem desenvolvido algum problema de saúde como a incontinência urinária. Nesse caso, eles não conseguem segurar o xixi até o cantinho deles, e para solucionar o problema somente com ajuda do veterinário.

Mas, então é possível ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Sim, claro que é possível, mas para isso você precisa treinar o seu animal seguindo algumas dicas e técnicas. Contudo, lembre-se que para essas técnicas serem eficazes é preciso bastante paciência, consistência e persistência.

Sendo assim, para começar o adestramento do seu cão para que ele urine no lugar certo o primeiro passo é separar um cantinho. Depois é preciso criar uma rotina para ele.

Um ponto que precisa ser pensado é se ele ficará preso ou solto no período de adaptação, isso muda a maneira como ele será educado. Definido essa questão é preciso ter bastante paciência para não desistir.

É importante também procurar investir na associação positiva dele, evitando dar broncas e eliminando o cheiro da urina em locais onde não se quer que ele faça.

Entendendo como escolher o cantinho

No momento de escolher um cantinho para seu pet urinar é preciso tomar algumas precauções. Uma delas é evitar que esse cantinho seja próximo de onde ele toma água ou se alimenta.

É preferível que também o local fique distante da caminha dele. Pense que você está criando um verdadeiro banheiro para seu pet. Esse local não pode ser mudado, por isso é preciso pensar muito bem antes de escolhê-lo.

Criando a rotina do animalzinho

É importante entender que para o pet aprender a urinar e defecar no local correto, ele precisa seguir uma rotina. Ter hora certa para dormir, brincar, comer e também fazer xixi e cocô.

Normalmente os filhotes tendem a urinar e defecar logo após as refeições. Já os cães adultos demoram de 15 a 30 minutos para fazer suas necessidades.

Se quer saber como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo, escolha um caminho

Como já dissemos anteriormente, no momento de educar o seu cãozinho existem dois caminhos para fazê-lo defecar e urinar no lugar certo: ou mantendo-o preso nessa fase ou solto.

Deixando-o preso neste momento

Caso decida por deixá-lo preso até ele se adaptar a rotina, dê preferência para a cozinha ou área de serviço, isso claro, se ali for o local escolhido para ele fazer suas necessidades.

Também é possível criar um cercadinho próximo da onde ele irá fazer xixi e cocô. Entenda que como ele ainda é filhote, não precisa de espaços grandes. Feito isso, é importante forrar bem o local onde será feito às necessidades.

Para isso você pode usar jornal, tapetes ou até mesmo papel higiênico. Agora com tudo feito, sempre que o animalzinho se alimentar leve-o para o tapetinho e espere ele defecar ou urinar. Ah, e não se esqueça de recompensá-lo pelo acerto.

Assim que ele fizer a necessidade no lugar correto dê um petisquinho, vibre e faça carinho nele. Isso vai ajudando a reforçar o bom comportamento. Na medida que o tempo vai passando e ele vai se habituando, você pode ir diminuindo a quantidade de jornal.

Normalmente, esse período onde a contenção é maior costuma durar cerca de três semanas, contudo isso não é uma regra, podendo variar de animal para animal. Com o tempo você pode ir soltando ele para os demais cômodos da casa.

Optando por deixar o pet solto

Se o caminho for em deixá-lo solto, você terá que adotar outra postura. Dessa forma, coloque vários tapetinhos e jornais espalhados pela casa. Entenda que como o cãozinho ainda é novo, ele não consegue segurar as necessidades.

Quando ele acertar e fazer xixi ou cocô em um tapetinho ou jornal, recompense-o. Isso é muito importante para ele ir aprendendo o bom comportamento. Na medida em que ele for assimilando que precisa fazer as necessidades no tapetinho vá reduzindo a quantidade.

Logo após as refeições, separe o local onde ele irá fazer as necessidades definitivamente, e coloque-o lá. Com o tempo e bastante paciência e persistência, ele vai começando a entender que é lá que precisa fazer suas necessidades.

E o que mais preciso saber sobre como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

É preciso ficar atento à associação positiva. Ou seja, recompensá-lo pelo acerto, fazer festa, carinho, e inclusive dar alguns petiscos para ele. 

Jamais esfregue o focinho do animal no xixi e no cocô. Muita gente faz isso e é um erro bastante grave. Ele não sabe o que está acontecendo, e nem vai entender que você está querendo ensiná-lo.

Sabe o que vai acontecer? Ele vai procurar cantos escondidos pela casa para fazer as suas necessidades. Ou pior, em alguns casos eles começam a lamber o xixi e comer as fezes para escondê-las.

Sendo assim, ignore os erros e recompense os acertos. Contudo, não se esqueça de higienizar bem o local dos erros com produtos específicos para que os pets não voltem a procurar aquela área.

Pode parecer um pouco difícil no começo, mas certamente com bastante paciência e precisão, você conseguirá fazer o seu pet entender o local onde deverá ser feito as suas necessidades.

Manter a rotina é um ponto fundamental para o aprendizado. Não se pode esquecer disso nem na hora de viajar, deixando a pessoa incumbida de cuidar dele, avisada. Seguindo essas dicas você conseguirá ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo.