Comprar cachorro é realmente a melhor opção?

0
368

Comprar cachorro será mesmo a melhor opção? Essa é uma pergunta que muitos se fazem antes de decidir ter um animalzinho dentro de casa.

Também não é para menos, afinal mudamos nossa rotina para nos adaptar aos peludos. E convenhamos, a mudança apesar de causar um certo impacto inicial é acompanhada de muito amor e carinho.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e algumas precauções antes de optar pela compra de um cachorro. Pois existem canis que apresentam uma baixa condição higiênica além de pecar no cuidado durante o crescimento do filhote.

Quais cuidados preciso ter antes de comprar cachorro?

Um dos primeiros cuidados que se precisa ter é procurar obter referências do canil onde se está adquirindo o animalzinho.

Sendo assim, perguntar para outras pessoas, entrar na página do facebook, Instagram do canil para ver como são as avaliações, ir no site Reclame Aqui e ver se o canil possui reclamações, são atitudes básicas que se deve tomar antes de comprar um filhote.

Como dissemos, existem canis que não possuem higiene adequada para os cãezinhos e além do mais, em alguns casos até aceleram o tempo de procriação dos cachorros. Isso pode trazer enormes perigos para a vida do bichano.

Por isso, canis de cães localizados em locais sem procedência, ou de estrutura duvidosa precisam ser evitados. Um dos pontos a ser observado é ver se o canil possui autorização da vigilância sanitária, isso ajuda a ter uma garantia sobre o mesmo.

Só para ter uma ideia, existem locais que cruzam duas raças de cachorros, e como eles acabam tendo um desvio genético podem tornar-se ainda mais agressivos. Além disso, podem cruzar dois cães agressivos da mesma raça gerando filhotes hiperativos.

São cuidados que evitam aborrecimentos futuros. Por isso é tão importante avaliar o histórico do canil antes de realizar a compra de um filhotinho.

Onde comprar cachorro e onde não comprar?

Se você está procurando um canil para comprar um filhotinho, dê preferência para aqueles que realmente se preocupam com o adestramento e a educação canina.

Pode acontecer, de ao adquirir um animal de um canil sem essa preocupação, o animal pode desenvolver hábitos errados que podem ser mais difíceis de serem contornados em sua fase adulta.

Um outro ponto que precisa ser analisado sobre o canil é a socialização do animal. Cães desmamados em canis muito cedo, acabam ficando mais medrosos e certamente isso irá comprometer toda a sua socialização.

Fora isso, esse fator também pode colaborar para o aumento da agressividade do animal. Então, verifique o tempo que o filhote permaneceu com sua genitora, pois o ideal é que ele fique pelo menos 60 dias com a mesma.

Procure também verificar a padronização da raça. Como já dissemos, o cruzamento das raças com desvio genético pode deixar o cão mais agressivo, e para quem possui crianças, se torna um perigo ainda maior dentro de casa.

Dessa forma, canis que se enquadram nesses fatores são indicados para as compras de filhotes. Já canis que não possuem boa procedência e que acabam infringindo isso não são indicados para comprar cachorro.

Outros fatores a serem considerados antes da compra

Fora tudo o que vimos até aqui é preciso também considerar outros fatores antes de realizar a compra de um pet.

Um deles é ver se o canil aceita a devolução de filhotes. Canis que geralmente aceitam a devolução de um filhote que apresenta um problema de saúde são bastante perigosos. Afinal pode acontecer do animal ser eutanasiado por apresentar problema de saúde ou de comportamento.

Um outro aspecto que precisa ser considerado é em relação à educação canina. Locais que mantém o filhote enjaulado acabam fazendo-os não aprender algumas características básicas do instinto animal, como fazer xixi e cocô no local correto e também prejudicam sua socialização.

Isso pode comprometer inclusive o aprendizado do cachorrinho no decorrer da sua vida. Por isso é importante que o canil zele sempre pela liberdade dos cães bem como pelo adestramento dos mesmos.

Por fim, se você está procurando um cachorro com pedigree, atente-se sobre a autenticidade dos documentos. Há casos de canis que costumam falsificar esses documentos e o cachorro não ser quem você acredita que é.

Para evitar esse problema, o melhor procedimento é verificar o histórico do canil em relação à venda de cães que possuem pedigree.

Vantagens e desvantagens em se comprar cachorro

Comprar um cachorro possui diversas vantagens. Dentre as principais podemos citar o carinho que esses animaizinhos nos transmitem. Sem dúvida, é algo que não tem dinheiro no mundo que pague.

Também uma outra vantagem é que comprando de um bom canil, sabemos a procedência do cachorro, e por ser adquirido ainda filhote o seu adestramento se torna mais fácil. Além disso ele aprenderá a conviver com você desde bem novo.

Todavia, como desvantagem podemos citar que a sua rotina irá mudar. Você precisará se adaptar ao seu animalzinho despendendo atenção para ele, e em muitos casos entendendo que ele no começo irá aprontar muitas artes.

Mas, ainda assim, as vantagens são bem superiores às desvantagens, e comprar um cachorro pode trazer uma alegria a mais na sua vida.

E adotar um cachorro, é melhor?

Essa é uma pergunta bastante complexa, pois são casos diferentes. Tudo depende muito dos seus anseios e do que você procura no momento de ter um animal de estimação.

Se você não dá muito valor para raça, pedigree, e não faz questão em ter um filhote, adotar pode ser uma excelente alternativa. Pois, além da contribuição social, você também está ajudando um cãozinho a ter um lar.

No Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados. Essas estatísticas são realmente preocupantes, e por isso a adoção se tornou uma bela iniciativa para quem procura ter um animal de estimação.

Entretanto, é preciso ponderar sobre todos esses aspectos antes de tomar tal decisão. Afinal, é com esse cachorrinho que você passará vários bons momentos. Também é com ele que você dividirá algumas dores e desilusões.

A escolha entre adoção e compra é bastante pessoal cabendo a cada um decidir. No entanto, um fato é inegável: ter um animal de estimação é algo surpreendentemente sensacional.

Pensando em ter um melhor amigo de 4 patas, leia o próximo artigo “Quando a melhor escolha é adotar um cachorro”. Gostou desse artigo? Escreva um comentário e não não deixe de compartilhar com seus amigos.