Plano de Saúde Para Pets Vale a Pena?

0
171

Ultimamente, um novo nicho de mercado vem ganhando bastante força em nosso país. Os planos de saúde para pets.

Já parou para pensar como é bom chegar em casa ao final de um dia estressante de trabalho e ser recebido com toda alegria por um querido animalzinho de estimação? Todavia, quando eles adoecem, ficamos angustiados, sem saber o que fazer.

De acordo com dados do IBGE, existem no Brasil cerca de 132 milhões de animais de estimação. Destes, 52,2 milhões são cães e 22,1 milhões são gatos. Esses números revelam como esses animaizinhos são importantes para nós.

Aliás, são tão importantes que não medimos esforços na hora de gastar dinheiro com eles. Tanto é, que o mercado PET movimenta algo em torno de R$ 25 bilhões ao ano. Bastante, não é mesmo?

Foi pensando nesse amor que sentimos pelos nossos amiguinhos que diversas empresas de seguro passaram a oferecer plano de saúde para pets.

Mas afinal, o que é o plano de saúde para pets?

Um plano de saúde para pets é bastante parecido com o plano de saúde para humanos. Ou seja, existe um valor cobrado mensalmente que varia de acordo com os serviços contratados.

Sendo assim, podemos afirmar que existem atualmente diferentes tipos de contrato de plano de saúde para pets. Dependendo qual você escolher pode ser mais caro ou mais barato. Por isso é importante realizar uma boa pesquisa antes.

Tipos de cobertura feitas pelos plano de saúde para pets

Como já antecipamos, existem diferentes tipos de cobertura de planos de saúde para pets. Cada qual varia em relação ao outro. Dentre as coberturas existentes podemos citar:

  • Emergencial – Engloba honorários do médico veterinário, internação e cirurgias decorrentes de acidentes ou emergências. Todavia esse plano não abrange nem consulta de rotina e nem vacinação.
  • Emergencial mais doenças – Esse é um plano um pouco mais completo, pois abrange a mesma cobertura do plano emergencial incluindo doenças de rotinas e exames menos complexos como radiografias por exemplo.
  • Emergencial mais doenças e exames de rotina – Esse é o terceiro nível dos planos de saúde, e por isso é também mais caro. Além das coberturas citadas nos planos anteriores, ele também oferece pedidos de esterilização e castração, vacinação e em alguns casos um exame físico completo uma vez ao ano.
  • Atendimento total – Esse é o plano mais completo de todos. Também é o plano mais custoso pois envolve praticamente tudo o que seu PET precisa, inclusive cuidados dentários e doenças crônicas.

E se eu estiver viajando, há cobertura do plano?

Essa é uma pergunta bastante pertinente, e apesar de não ser tão comum, ela existe em algumas opções. Dessa forma é possível escolher entre planos com coberturas regionais, estaduais ou nacionais.

Todavia, como a procura vem crescendo bastante, surgiram os planos mais básicos, onde há coberturas nacionais para casos de emergência e regionais que abrangem outros serviços conforme vimos.

Fora tudo isso que já enaltecemos, também existe a possibilidade do reembolso neste tipo de seguro. Explico. Vamos imaginar que você acabou levando o seu pet em um veterinário que não é vinculado à rede credenciada.

Nesse caso você pode ser reembolsado pela consulta. No entanto, é importante atentar-se, pois os valores do reembolso variam, sendo que quanto maior for o valor reembolsado descrito no contrato, maior também será o valor da mensalidade.

Qual a importância de contratar um plano de saúde?

Um plano de saúde como vimos é importante justamente para ampliar os cuidados com o seu animalzinho.

Entretanto, não há como dizer de forma afirmativa qual é o melhor plano para o seu caso. Afinal existem inúmeras variáveis como a idade do pet, se ele possui algum tipo de doença crônica, se o seu veterinário de confiança é conveniado a alguma rede, entre outros.

Sendo assim, é importante pesar na balança. Ou seja, avaliar quais são os gastos que você costuma ter mensalmente com seu bichano e comparar com um dos planos que geralmente cobrem os gastos que você tem.

Mas é importante lembrar que imprevistos sempre acontecem, e que caso você descubra uma doença no seu animalzinho, não adianta correr, pois os planos de saúde para pets não abrangem doenças pré-existentes.

Dessa forma, é importante também ponderar sobre essa questão, pois lembre-se que imprevistos não escolhem hora para acontecer.

E quais são os tipos de plano de saúde para pets existente no mercado?

Como a cada ano a procura por esse serviço aumenta, também houve um grande aumento na oferta. Desse modo, várias seguradoras passaram a oferecer esse tipo de serviço, mas basicamente dentro das mesmas coberturas que citamos acima.

Dentre as seguradoras, a mais famosa é a porto seguro que oferece o Health for Pet. As opções de plano variam bastante dentro da seguradora, pois existem 5 planos diferentes indo do mais básico conhecido como PET Basic até o mais completo denominado PET Premium.

Também existe a Doutor PET cuja abrangência é bem ampla, e também possui planos bastante variados que podem caber no seu bolso. E por fim, uma outra empresa bastante conceituada é a PET Plan.

Contudo, apesar dessas três empresas serem na atualidade as referências na área, existem inúmeras outras surgindo. Por isso, o ideal é avaliar qual o plano que o seu veterinário de confiança costuma aceitar.

Cuide de quem cuida de você!

Cuidar de quem cuida de nós não tem preço. Nossos animaizinhos nos protegem, nos dão alegria nos momentos tristes da nossa vida e também compartilham a nossa alegria.

São eles que jamais irão nos abandonar nos momentos difíceis, e por isso merecem toda a atenção do mundo. Conforme vimos neste artigo, há diversos tipos de planos de saúde para os pets, sendo que algum deles caberá no seu bolso.

Então, agora que você já sabe quais são os tipos de planos, a abrangência e quais são também as principais seguradoras chegou o momento de ampliar os cuidados com seu PET. 

Faça um comparativo entre os mais variados planos, veja quais deles se adequa melhor ao seu orçamento e não poupe esforços em cuidar daqueles que diariamente cuidam de você e da sua família.